sábado, agosto 08, 2015

A honra aos pais II


A honra aos pais II
Prof. Izaias Resplandes de Sousa
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. Efésios 6:2-3.
Todos os dias nós cumprimentamos nossos amigos que aniversariam, com expressões do tipo: vida longa; que Deus multiplique seus dias; que Deus te dê muitos anos de vida; e frases semelhantes.
A Palavra de Deus nos dá uma receita de como isso pode acontecer, de como poderemos ter nossos dias prolongados na terra.
Honra a teu pai....
Segundo o apóstolo São Paulo, em Ef. 6:2, esse “é o primeiro mandamento com promessa”.
A promessa é de longevidade.
Filhos, vocês querem viver muitos anos?
Então honrem a teus pais!
Incorporem em seus comportamentos aquelas virtudes que seus pais tanto valorizam: honestidade, dignidade, coragem...
Sejam honestos. Falem a verdade. Não mintam. Não deturpem as coisas. Sejam sinceros. Contentem-se com o que é seu. Respeitem o que é dos outros. Sejam reconhecidos como pessoas de reputação ilibada, pessoas que merecem confiança, pessoas sérias.
Todo pai gostaria que o filho fosse assim.
Mas o que se vê por aí?
Vemos pessoas sadias fingindo-se de doentes para obter os privilégios de licenças remuneradas, aposentadorias precoces. Elas montam seus ardis de tal forma que até conseguem convencer profissionais de saúde a respaldarem suas mentiras. E passam a vida se mantendo com os recursos públicos, ao invés de trabalharem e de contribuírem para o seu próprio crescimento e também o crescimento de seu país.
Vemos estudantes se promovendo nos estudos na base de colas, de cópias, de plágios e de outras falsificações, e que se tornam profissionais vis e desprezíveis ao invés de profissionais de respeito e valorizados por todos.
Vemos pessoas contrabandeando ou adquirindo produtos contrabandeados dos países vizinhos sem o devido recolhimento dos impostos, para comprar mais barato e ainda defendendo que isso está certo, porque em seu país se cobra impostos em demasia, ao invés de comprarem em suas respectivas cidades e em seu país, para valorizarem a prata da casa. É possível que se todos fossem honestos e pagassem seus impostos, provavelmente haveria uma menor oneração sobre nós.
Vemos pessoas casadas se passando por solteiras para seduzirem jovens despreparadas ou despreparados para conhecerem sobre a malícia dos seres humanos, ao invés de valorizarem as suas próprias famílias, seus cônjuges, seus filhos.
Vemos muita gente querendo levar vantagem em tudo, ao invés de se contentarem apenas com aquilo que é seu de direito.
Assim, filhos... Sejam dignos. Comportem-se de tal forma que todos falem a seu respeito com uma boca boa, cheia de prazer e satisfação.
Se vocês levarem uma vida nessa linha, com certeza vocês estarão honrando aos seus pais, mesmo que eles não tenham levado a mesma vida que vocês levam. As pessoas vão dizer de seus pais sobre cada um de vocês: o filho (ou filha) daquele homem é realmente uma pessoa de valor.
Atitudes como essas estão na base do ato de honrar aos pais!
Mas a honra ainda vai muito além...
Estejam junto de seus pais o máximo que vocês puderem. Convidem-nos para suas festas, mesmo que vocês seja pessoas importantes e eles sejam pessoas humildes. Valorizem o ato de estar ao lado deles. Honrem-nos em seus estudos tirando boas notas; convidem-nos para irem à escola ver como vocês estão se comportando por lá. Ah, meus queridos filhos! Seus pais vão gostar muito de ouvirem seus professores falando bem de cada um de vocês, dizendo que é um aluno estudioso, aplicado, respeitador, participativo...
Se escreverem um livro, dediquem-no à memória de seus pais, que certamente te incentivaram a estudar.
Façam seus pais sentirem que vocês realmente apreciam a companhia dele, sua conversa, suas orientações. Deixem claro que, mesmo discordando de algumas coisas, vocês respeitam os pensamentos e as ideias deles. Conversem sobre suas discordâncias, sempre com respeito, procurando entender e valorizar o que seus pais querem dizer a vocês e que certamente serão coisas boas, pois qual é o pai que o filho pede um peixe e ele lhe dá uma cobra?
O pai sempre quer o melhor para o seu filho. E somente deve ser ignorado quando for um mau pai e quiser levar você a fazer coisas vis, imorais, erradas, indignas, ilegais e injustas.
E às queridas filhas, eu quero dizer:
Ah, meninas, como deve se sentir honrado aquele pai que leva sua filha ao altar no dia de seu casamento! Deem essa alegria ao seu velho. Ainda que muita gente veja esse casamento religioso como sem muita importância, toda filha e todo pai sonha com esse dia.
O dia do casamento dos filhos, quando os noivos se vestem em seus mais lindos trajes para comparecerem diante da igreja, a fim de receberem a bênção de Deus através da irmandade, dos amigos, dos familiares e de outros convidados é um dia de grande honra. Todos os que ali estiverem se sentirão honrados por estarem ali. E seu pai, meninas, talvez até mais do que vocês, se sentirá o homem mais feliz do mundo.
Então, meus queridos filhos...
Que cada um de vocês seja sempre um filho, ainda que já seja maior de idade. Honre seu velho, permitindo-lhe que ele seja seu pai. Ouça-o! Pergunte as coisas para ele e reflita calma e profundamente em suas declarações antes de rejeitá-las. Dê-lhe a honra de ser sempre seu pai, como se você ainda fosse uma criança.
Se as orientações que seu pai lhe deu foram boas e se você também educa seus filhos no mesmo sentido, então não se desvie dessas instruções, ainda que você já tenha uma boa idade.
Isso é honrar a seus pais.
A honra deve alcançar palavras e ações. A honra só de boca é hipócrita. Lábios e corações devem estar casados. A boca deve falar daquilo que o coração está cheio, para que a honraria seja um ato de autêntico valor.
Falando sobre essa falta de sintonia que costumeiramente vemos entre nós, Jesus disse:
Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mateus 15:8-11.
As palavras que saírem de nossa boca devem ter boa praticidade, devem alcançar bons resultados. Resultados, todas as palavras trazem. Mas, bons resultados, nem sempre...
Ao finalizar queremos apontar que a honra prestada  aos nossos pais, por estarem nessa condição de pais, na verdade reflete a própria honra que fazemos ao Nosso Pai Celestial, nosso verdadeiro Pai.
O apóstolo João nos alerta sobre a relação de amor entre nós e Deus. Ela deve começar entre nós,  pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20.
Parafraseando a ideia: quem não honra a seu pai na Terra, a quem conhece e com o qual convive, como pode honrar alguém que está no Céu e a quem nunca viu?


E essa é a mensagem. Que Deus nos abençoe e nos ajude a estar colocando essas ideias em prática durante todos os dias de nossa vida.

Nenhum comentário:

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...