quarta-feira, dezembro 31, 2008

FELIZ 2009!!!!

Acima: Fernando e Mariana Resplandes.
Abaixo: Mariza e Maria de Lourdes Resplandes










FELIZ 2009!!!!

Nós da Família Resplandes, agradecidos a Deus pelo maravilhoso ano que tivemos em 2008, queremos dividir a nossa alegria e felicidade e deixar a todos os nossos amigos, irmãos e familiares um ano de 2009 ainda mais abençoado. Que todos possamos ser bem sucedidos neste novo ano e que possamos ajudar os nossos semelhantes a alcançarem seus objetivos e a realizarem os seus sonhos mais íntimos de uma forma que nada fique faltando para que tenham uma completa e total felicidade.

Acima: Ricardo e Izaias Resplandes

Que Deus abençoe a todos nós.

Felicidades.

sábado, dezembro 20, 2008

IV Recital de Poesias SESC-Ler de Poxoréu

Fotos: Prof. Izaias Resplandes.
Poxoréu, MT, 16/12/2008.
A profª Luciene Alves, dirigindo-se aos particiantes do
IV Recital de Poesias do SESC-LER de Poxoréu, MT

A unidade do SESC-Ler de Poxoréu, MT, sob a Coordenação da Profª Luciene Alves, apoiada pelas professoras e funcionários da unidade.

No Recital, os alfabetizandos do SESC recitam poesias dos escritores da cidade de Poxoréu. Na ocasião, foram declamadas entre outras: "Filosofia de Vida" (pela aluna Karoline do 1° ciclo), de autoria do upenino João Batista Cavalcante; "Lá no meu sertão" (pelo aluno Gaudêncio Jr.), do Presidente da UPE, Gaudêncio Filho Rosa de Amorim; "Monumento Divino" (pela aluna Divanete), de autoria do upenino Edinaldo Pereira; "Menina Moça" (interpretada por Maria Aparecida Silva), de autoria do poeta upenino Luís Carlos Ferreira; "A morte do Areia" (por Dário), de autoria do poeta upenino Izaias Resplandes de Sousa; "O mundo da poesia" (por Cleonice), de Kautuzum Coutinho; "Minhas filhas" (por Valdemar), da upenina Josélia Neves da Silva; "Frases de sabedoria" (por Rubens), de Márcia Adriana Nunes de Oliveira Almeida.

A aluna Laudelina Magalhães da Silva escreveu e apresentou "A combinação da brincadeira". Também o aluno Francisco (foto abaixo) fez o mesmo. Escreveu e apresentou "A história do garoto que veio do Ceará e o padre que veio do Amazonas".

Várias mensagens de fim de ano foram apresentadas pelos alunos. O destaque fica para o Sebastião Paulino (foto abaixo), com sua voz de locutor.

Também declamaram poesias upeninas: Bianca, Beatriz, Amanda, Oldaiza, Nair Rodrigues, Divanete, Andrelina, Adineusa, Valdeval, Valdi, Éverton, Pedro, Cândida, Antônia, Vanderlan, Aníbal, Sebastião Paulino, José João, Rubens, Adélia, Vilma, Bianca, Elson, Luíza e Márcia.


Ao término, os membros da UPE - União Poxorense de Escritores, grandes homenageados do Recital, deixaram palavras de incentivo e de agradecimento. O prof. Gaudêncio Amorim (foto acima), Presidente da UPE, deixou sua mensagem citando Fernando Pessoa: "tudo vale a pena, quando a alma não é pequena" e estimulou a comunidade Sec-Ler a continuar a sua trajetória, porque o que fazem em Poxoréu é incomparável.

O upenino Izaias Resplandes (foto abaixo), após dizer que, como todos, também sente "medo, dor de barriga e frio, quando sobe no palco, também se sentia desafiado em seu brio para subir até lá a fim deixar a sua mensagem". Para tanto, recitou em homenagem aos alunos do SESC-Ler e aos organizadores do evento, o seu clássico poema "Exaltação a Poxoréu".

Por último, a Profª Luciene Alves, Coordenadora da Unidade Sesc-Ler de Poxoréu, MT, fez os agradecimentos e já deixou o convite para o V Recital de Poesias, o qual já está programado para acontecer em 16 de dezembro de 2009.

Foi uma linda noite cultural. O "Somatório de Idéias" parabeniza a organização pelo evento e pela divulgação da arte e da cultura local. A comunidade se fez presente, prestigiando o evento.

As luzes de Poxoréu

Fotos: Izaias Resplandes.
Poxoréu, MT, 16/12/2008
Imagem da MT-130, no Trevo da rodovia Poxoréu - Dom Aquino,
à entrada norte da cidade.

A cidade de Poxoréu, a exemplo dos anos anteriores, mais uma vez foi iluminada e enfeitada com motivos natalinos como árvores, bonecos, velas e bolas coloridas. A iniciativa é do Poder Público, através de sua Secretaria de Turismo da Prefeitura de Poxoréu. Em que pese o Brasil ser um estado laico, a prática segue a tradição cristã da Igreja Católica Apostólica Romana, a maior Igreja do Brasil, a qual comemora em 25 de dezembro o nascimento de Jesus Cristo.


Trevo das Lanchonetes

Os enfeites foram todos construídos com material reciclado, como garrafa peti e similares.

quarta-feira, dezembro 17, 2008

XI OBA

Fotos: Prof. Izaias Resplandes
Poxoréu, MT, 16/12/2008
Abaixo: Izaias entrega o Certificado ao seu filho Ricardo Resplandes,
concluinte do ensino médio em 2008.

A Escola Pe. César entregou os Certificados aos alunos que participaram da XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.














A Olimpíada foi organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT) e FURNAS Centrais Elétricas S/A.

A prova foi realizada em 09 de maio de 2008.



A entrega dos Certificados se deu durante os festejos dos 30 anos de Escola Pe. César Albisetti, no dia 16 de dezembro de 2008.


A Coordenação local ficou sob a responsabilidade do Prof. Giampiero e contou com o apoio de todos os profissionais da Escola. Nas fotos, vemos o Prof. Giampiero e a profª Maur entregando os Certificados.

Escola Pe. César faz festa de 30 anos

Profª. Maura Silva e Silva, Diretora, durante a sua fala de abertura das comemorações dos trinta anos da escola como Pe. César Albisetti.

Os professores Gaudêncio Filho Rosa de Amorim e Izaias Resplandes de Sousa (foto) foram os responsáveis pela condução da programação.

O Pe. Clemente (foto), após uma breve fala, em que exaltou as qualidades do Pe. César, patrono da escola, na condição de pároco da cidade, fez uma prece, lendo Fp 4:4-9, que diz assim:

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. -->
5 Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. -->
6 Näo estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petiçöes sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oraçäo e súplica, com açäo de graças. -->
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos coraçöes e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. -->
8 Quanto ao mais, irmäos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. -->
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.


A comunidade participou das comemorações marcando presença. Entre os presentes estavam ex-alunos, professores aposentados, autoridades civis e eclesiásticas.

A foto de encerramento, com alunos do 3º. ano.

terça-feira, dezembro 16, 2008

História da Escola Pe. César Albisetti

ESCOLA ESTADUAL "PADRE CÉSAR ALBISETTI"

Corria o ano de 1978. Poxoréu ganhava um novo prédio escolar. A obra, construída pelo Governo de Mato Grosso, tornava-se realidade graças aos esforços do Dr. Louremberg Ribeiro Nunes Rocha, filho de Poxoréu e então Secretário de Estado da Educação (1974-1978). Apesar de novo, o prédio deveria abrigar a já existente Escola Normal Regional Dr. Fernando Correa, criada em 1962 e que, até aquele momento andava de um lado para outro, por não ter sede própria. Desse modo, nos primeiros anos de sua criação, ficou funcionando nas dependências do Ginásio 7 de Setembro (atual Escola “Cel. Júlio Müller”) e, posteriormente, nas dependências do Centro Juvenil Salesiano, sempre ministrando o ensino noturno.
Enfim, o novo prédio fica pronto. Prédio novo, nome novo. Em primeiro lugar veio apenas uma adequação. De Escola Normal Regional Dr. Fernando Correa, através do Decreto n°. 1.692, de 29/02/1978, passa a ser apenas Escola Estadual de 2° Grau Dr. Fernando Correia. Depois veio o novo nome. Através do Decreto n°. 1.369/78, publicado no D.O.E., de 22/05/1978, passa a denominar-se EE de I e II graus “Pe. César Albisetti”.
A denominação “Pe. César Albisetti” fora sugerida pelo Secretário de Educação Louremberg Rocha, o qual teve a pretensão de homenagear seu velho professor, falecido poucos anos antes e que, além disso, prestara relevantes serviços aos boróros da região de Sangradouro.
Naqueles tempos, a Escola oferecia o Ensino Fundamental no período diurno e os cursos de Auxiliar de Contabilidade e Magistério, em nível de 2°. Grau. A partir de 1999, passou a oferecer apenas o ensino médio.
Situada na Av. Dom Bosco, s/n, bairro João Pessoa, a Escola Pe. César Albisetti possui um área de um hectare (10.000 m2), tendo 1.166.91 m² de área construída e 1.585,60 m² de área coberta. O terreno possui uma topografia irregular. Dessa forma, na parte plana, foi construído o prédio da escola e a quadra de esportes. Já o restante do terreno, de declividade acentuada, é aproveitado para se fazer a jardinagem na parte da frente e um pomar na parte dos fundos. A área fica de frente para a Avenida Dom Bosco, numa extensão de 136.00 metros; faz fundo com terras do espólio de Antônio Pereira de Oliveira por 82,50 metros; no Lado Direito faz divisa com a rua Projetada, numa extensão de 74,50 metros; e, no Lado Esquerdo, com terras da Missão Salesiana (Centro Juvenil), por 102,30 metros.
Tem como finalidade, a formação humana, o conhecimento científico e a valorização cultural dos alunos, com a intenção de orientá-los na resolução de situações e problemas do cotidiano da sociedade em que estão inseridos, pretendendo assim contribuir para a formação de bons cidadãos.
Respeitando as individualidades de seus alunos e profissionais da Educação, oferece aos mesmos possibilidades para o desenvolvimento de suas capacidades críticas e expressivas nas diversas áreas do conhecimento.
Atualmente, a Escola funciona em todos os turnos, ministrando aulas para o Ensino Médio não profissionalizante. Seus 598 alunos matriculados estão distribuídos em 16 salas de aula que funcionam no prédio da escola e em 02 salas anexas que funcionam no período noturno no prédio da Escola Estadual "João Borges Vieira" no distrito de Aparecida do Leste, a 35 quilômetros da cidade de Poxoréu.
Seu quadro de funcionários é composto por 42 profissionais da educação entre efetivos, interinos, contratados e gestores.
A Profª. Sandra Rangel, Coordenadora da Escola entregando
Certificado de participação nas Olimpíadas de Astronomia
para aluna da escola.

A administração da Escola está a cargo da Profª Maura Rodrigues Silva e Silva, eleita para o biênio 2007-2009, a qual conta com o apoio pedagógico da Profª Sandra Maria Moraes Rangel Soares. A Secretaria está a cargo da Técnica Elza Sousa Silva. E o Presidente do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar é o Prof. Antenor Alves Ferreira.

A Secretária Elza Sousa Silva, ao lado da servidora Vanildes.

Essa é a Escola Pe. César Albisetti, a qual, apesar de estar comemorando os trinta anos de sua atual denominação, na verdade já conta com 46 anos de serviços educacionais prestados à comunidade poxoreana. É um orgulho para o povo de Poxoréu.

Escola Pe. César homenageia ex-diretores


Foto: Prof. Izaias Resplandes
Poxoréu, MT, 16/12/2008

A EE Pe. César Albisetti, na festa de comemoração dos trinta anos da denominação, fez uma homenagem aos seus ex-diretores. Infelizmente nem todos puderam comparecer. A homenagem foi então recebida pelos seguintes diretores: Josiane, Antenor Alves Ferreira, João de Souza, Gaudêncio Filho Rosa de Amorim, Maura Silva e Silva e Adjair Pereira de Miranda (ordem da foto).



Bruno, ex-aluno da escola, acadêmico de Medicina na Bolívia, cantou "Um milhão de amigos" em homenagem aos ex-diretores.

Prof. João de Sousa, um dos homenageados, fez um discurso de agradecimento em nome de todos os diretores, falando sobre a sua chegada em Poxoréu e sobre o seu trabalho em prol da educação neste Município.

Homenagem aos Professores da Escola “Pe. César Albisetti”


Alunos do 3° ano abraçam o prof. Antenor durante a homenagem.

E então a Escola Pe. César completa trinta anos de serviços educacionais. A maioria dos poxorenses que concluíram o ensino médio passaram por aqui. Adquiriram o conhecimento básico em nossas salas de aulas e com os nossos professores, muitos dos quais ou já deixaram esta vida ou já estão aposentados. É certo que todos eles foram de certa forma, emblemáticos para todos nós. Deixaram-nos um legado de experiências e de conhecimentos que haverá de nos auxiliar a vencer as dificuldades que viermos a enfrentar na jornada da vida. Todos são merecedores de nossa gratidão e de nosso apreço.

Profª. Ana Paula, Prof. Maurício, Profª. Adjair e Prof. Geniel

Nesta data tão querida, gostaríamos de homenagear a todos. Todavia, ante a impossibilidade de reuni-los, elegemos um para receber a nossa manifestação de gratidão em nome de todos os docentes que atuaram e atuam nesta Casa de Educação.
O companheiro escolhido é um veterano de muitas batalhas. É um palmeirense convicto e que tem muito a ver com o seu clube de futebol. Nosso professor é o próprio “alviverde” nos gramados da educação. E o hino do Palmeiras, com certeza poderia ser cantado ou declamado em sua homenagem. Assim diz a letra:

Quando surge o alviverde imponente
No gramado em que a luta o aguarda
Sabe bem o que vem pela frente
Que a dureza do prélio não tarda
E o Palmeiras no ardor da partida
Transformando a lealdade em padrão
Sabe sempre levar de vencido
E mostrar que de fato é campeão
Defesa que ninguém passa
Linha atacante de raça
Torcida que canta e vibra
Defesa que ninguém passa
Linha atacante de raça
Torcida que canta e vibra
Por nosso alviverde inteiro
Que sabe ser brasileiro
Ostentando a sua fibra

Inegavelmente, nosso colega tem vestido a camisa desta escola durante todo o seu labor profissional. Pode-se dizer que ele tem sido um professor exclusivo da Escola Pe. César. Mais ainda, depois que ele fez seu segundo concurso e tornou-se professor de sessenta horas semanais. Haja hora e haja aulas. De manhã, à tarde e à noite. Ele sempre está por aqui e às ordens.
Ele entrou nessa comunidade no ano de 1982. Como seu Palmeiras “é um atacante de raça”. Hoje, parcialmente careca, pode-se dizer que ele perdeu os cabelos lutando pela realização de um ensino de qualidade na Escola Pe. César. Ainda não fez o seu Master Science, mas não há dúvida de que é um Mestre Honoris Causa nesta escola. Quase todos os atuais professores do “Pe. César” podem dizer com orgulho que foram seus alunos. Isso significa ter sido formado por um profissional competente e compromissado com a educação. Alguém que de fato está ligado com o que de mais moderno e atualizado existe em termos de conhecimento. Alguém que sempre procurou inovar, usando a técnica e a tecnologia mais sofisticada ao seu alcance. Começou com o Retroprojetor de Slides, chegou ao vídeo e ao computador. Atualmente, já se ouve ele falando em notebook e data show. Isso, sim é estar “antenado”.
Diante disso, nada mais justo que a homenagem, abraço e o carinho sejam dados ao Presidente do Conselho Deliberativo, Nutricionista e Prof. de Biologia da Escola Pe. César ANTENOR ALVES FERREIRA.
A profª Maura Silva, entregando uma lembrança ao prof. Antenor, ambos cercados pelos alunos da escola, também demonstrando o seu carinho ao homenageado.

Prof. Luís Sérgio e Prof. Giampiero, participando da festa.

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Escola Pe César inicia Feira das Ciências 2008

Alunos trabalhando para atingir os objetivos
estabelecido para a Feira de Ciências
de 2008. Fotos: Prof. Izaias Resplandes


A EE Pe. César Albisetti, Poxoréu, MT, concretiza hoje a sua Feira de Ciências de 2008. Ontem os alunos trabalharam arduamente para ultimar os detalhes de sua apresentação. A semana foi árdua. A Escola pareceia uma oficina, um canteiro de obras: martelos, serrotes, pinturas, recortes, costuras, desenhos, digitações, construções de gráficos, redação final de projetos... De tudo um pouco. Foi uma correria geral, mas o resultado final está muito bom e vamos mostrar alguns recortes aqui neste espaço.

Maquetes


A Feira de Ciências da EE. PE. CÉSAR ALBISETTI, em Poxoréu, MT, neste ano de 2008 aprontou a preferência dos visitantes para os stands que continham maquetes. As pessoas não gostam apenas de ouvir, mas também de ver alguma coisa daquilo que se está falando. Os alunos tinham consciência disso e fizeram muitas maquetes, explorando a sua criatividade e capacidade artística.
Veja a coleção de fotos das maquetes em: http://picasaweb.google.com.br/respland/FeiraDeCiNcias2008SeleOIII#

Feira de Ciências da cabeça aos pés

O Prof. Antenor Ferreira, Presidente do Conselho Deliberativoda Escola, entrou de cabeça na feira, ao coordenar
o 3º ano B, com o tema: trânsito.


Fotos da Feira de Ciências: http://picasaweb.google.com.br/respland/FeiraDeCiNciasDe2008SeleOI#


A coordenação da Feira de Ciências Pe César 2008

A Feira de Ciências realizada pela EE PE. CÉSAR ALBISETTI, de Poxoréu, MT, no início do mês de outubro de 2008 foi um sucesso, com grande público prestigiando. Tudo isso foi possível graças ao esforço dos alunos, muito bem orientados e conduzidos pelos seus dirigentes, professores e demais servidores da Escola.


A equipe Pe. César trabalhou em conjunto.


Uns orientavam os projetos, outros a confecção de cartazes, a produção de letras, a cosntrução de maquetes, a tabulação de dados, a organização dos painéis, o embelezamento das salas.

Todos participaram e todos devem sentir-se valorizados porque o trabalho feito foi bem apreciado pela crítica e pelos visitantes. O Somatório deixa aqui os seus cumprimentos a todos os que direta ou indiretamente fizeram a sua parte. É assim que se faz.



Continuem unidos e que a Feira de 2009 seja ainda melhor.

De nossa parte, continuaremos a divulgação do bom trabalho realizado nesta Escola e na cidade de Poxoréu. Se vivemos aqui, devemos dedicar nossa vida em prol desse lugar. Esse tem sido o nosso propósito ao utilizar a internet, ou seja, o de elevar o nome de Poxoréu, colocando-o em destaque no cenário internacional.

Mais uma vez, parabéns a todos.


Prof. Izaias Resplandes

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...